[Resenha] Paraíso - Deyse R. Nicoli

em 06 junho 2015


Olá gente tudo bem?

A resenha de hoje é do livro Paraíso da autora parceira Deyse R. Nicoli. Essa é uma das resenhas atrasadas, que estou colocando em dias. Quero me desculpar e agradece a autora pela paciência.
Enfim, demorou, mas está aqui!
Confiram

Título: Paraíso
Autor(a): Deyse R. Nicoli
Ano: 2012
Páginas: 397
Editora: Novo Século

Está é a história de uma mulher como muitas outras. Marcada por suas tragédias pessoais, cansada, sem expectativas ou sonhos, Débora deixa sua família e parte em busca de uma nova vida. Sua fuga a levará a um lugar distante de tudo o que ela conhecia. Uma grande fazenda, localizada na pequena cidade de Vila Paraíso. O lugar a surpreende de diversas maneiras. A paisagem é de tirar o fôlego, o novo trabalho é tudo o que ela precisava, e as pessoas, a extensão de sua própria família. Tudo parecia perfeito, mas Marcos, um dos donos da fazenda, vai macular a perfeição desse Paraíso. Ele fará de tudo para afastar Débora de sua fazenda, transformando a tranquilidade de sua nova vida numa sucessão de acontecimentos surpreendentes e angustiantes. Os dois irão travar uma batalha visando proteger suas feridas e esconder as cicatrizes que carregam dentro de si. Porém, um poderoso sentimento surgirá entre eles, fazendo-os abandonar seus princípios e questionar sua própria sanidade. Poderá esse sentimento apagar todas as cicatrizes que eles carregam?

Resenha

Em Paraíso somos apresentados a Débora, uma mulher com um passado complicado. Sua vida é marcada por tragédias que deixaram marcas que ela quer esquecer. Decidida a fugir do passado que a persegue, ela aceita trabalhar como professora numa fazenda na cidade Vila do Paraíso, longe de tudo e todos que conhece, ela  decide começar sua nova vida.


A primeira visão da fazenda surpreende Débora. É um lugar espetacular, onde ela nunca imaginaria que pudesse morar. Ela é recebida muito bem por todos da família, principalmente pela anfitriã, Dona Carmen. Tudo parecia perfeito, até ela conhecer Marcos, com uma beleza que lhe tira o fôlego, mas com um temperamento que contrasta com o resto dos familiares.
Foi atração á primeira vista, mas por conta da personalidade de Marcos, Débora percebe que talvez os dias de sua nova vida na fazenda Boa Vista, não sejam tão tranquilos quanto ela imaginava.

"O meu Paraíso é um lugar real, onde as pessoas são amáveis, a natureza é exuberante e tudo parece perfeito. Ou quase tudo. No meu Paraíso havia uma sombra."

Os personagens são muito bem construídos e desenvolvidos. E o melhor da história são os personagens secundários, a mãe de Débora que é um amor e, principalmente, a família que a recebe e que acaba se tornando uma extensão de sua própria família; ela encontra uma segunda mãe em Dona Carmem, dois irmãos em Max e Léo (esse segundo é um dos personagens mais amado e divertido, do tipo que conquista o leitor logo de cara) e, encontra também, uma melhor amiga em Eva (esposa de Max).

Já Marcos é o tipo de personagem durão, todo másculo e com uma cabeça dura que dá vontade de rachar! Assim como Eva, ele também tem um passado doloroso, quando conhecemos completamente entendemos o porquê dele ter criado um muro de proteção quase impenetrável ao começar desenvolver sentimentos por Débora.  Quando ela percebe que o que sente é recíproco, faz de tudo para derrubar esse muro e, como é de se imaginar, isso não é uma tarefa muito fácil. Eu admiro essa determinação, com toda a brutalidade de Marcos, de primeira, eu teria mandado ele á merd*. Mas, mesmo com esse jeito rude dele, nós somos conquistadas e torcemos para que tenha um final feliz.

"Desejei, naquele instante, que tivéssemos nos encontrado muito antes. Antes que nossas tragédias pessoais tivessem roubado nossa credibilidade em nós mesmos. Antes que a vida tivesse nos deixado marcas com feridas tão profundas."(p.222)

O enredo criado pela Deyse é muito envolvente, acompanhamos a evolução dos personagens se curando de suas cicatrizes. Vemos que o enredo não retrata apenas o romance e não é apenas ficção, parte dele é real - experiências da própria autora - percebemos pela forma como é bem escrito, mas não conseguimos definir onde termina a realidade e começa a fantasia.
Tem bastante mensagens que podem tocar o coração e ajudar o leitor que estiver passando por um momento difícil, além de falar de Deus, também.

A ambientação do livro é totalmente encantadora! Fiquei me perguntando que horas eu poderia arrumar minhas malas e me mudar definivamente para a Vila Paraíso, especificamente para a fazenda Boa Vista. Um lugar incrível, tranquilo, bem cuidado, cercado pelo que tem de melhor na natureza.
A autora consegue nos transportar para esse cenário maravilhoso, e de forma detalhada sem tornar a leitura cansativa.


Sabe aquele tipo de clichê que de certa forma tem um final "previsível" mas que nos encanta de qualquer maneira? Paraíso nos transporta para um lugar maravilhoso, nos faz rir com experiências desastrosas e engraçadas, nos faz torcer pelo romance e, principalmente, transmite mensagens que certamente ficam gravadas em nossa mente de forma definitiva.
É uma leitura super fluida que só largamos quando chegamos ao fim.


13 comentários:

  1. Oláá!
    Fiquei bem curiosa pra ler esse livro mesmo ele parecendo clichê. Parece ser legal.
    Meninaa, que paisagem bonita essa que vc tirou a foto do livro. Adorei, haha
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliana! Eu curto muito as histórias bonitinhas e previsíveis, é que cada hora temos vontade de ler determinado estilo! Gosto de ter o que escolher! Adorei a resenha e a dica que não conhecia! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-surtada-na-dieta-quero.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo joia?
    Sou uma grande apaixonada pelo Marcos, eu li esse livro no ano passado, mesmo eu não sendo fã de romances esse me conquistou. Eu amei ele, estou até pensando em reler ele nesse ano. A autora é uma fofa e super atenciosa *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/2015/06/novidade-o-outro-lado-da-memoria-e-por.html

    ResponderExcluir
  4. Não sei se sou normal, mas os livros clichês são uns dos meus favoritos. Claro que gosto de me surpreender,mas ás vezes é sempre bom saber o que esperar de uma história. hahaha
    Já estou seguindo o seu blog, abraço!
    (Poderia comentar o meu blog? Estou começando agora. http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  5. Oi Eliana!
    Gostei muito de conhecer este livro, sua resenha ficou ótima. É mesmo cheio de clichês, e me agradou saber que, mesmo assim, a estória é envolvente. Vou colocar na lista <3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Eliana ♥
    Amei seu blog e o layout, espero conseguir fazer um assim tão perfeito hahah
    Já to seguindo o blog, pode retribuir?
    Beijinhos
    http://rabiscos-no-papell.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Eliana! Tudo bem?

    Puxa, que livro interessante!
    Confesso que não conhecia, mas através de sua resenha, parece ser bem convidativo!

    Visite-nos e se inscreva no canal do Youtube:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Interessante o livro, não o conhecia, mas pela sua resenha parece ser interessante! Fora que a capa é linda hahah

    Beijos,
    Keila F. Telles
    www.blogdojeito-k.blogspot.com.br ❤

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia o livro nem a autora. Eu adoro livro previsíveis e clichês hehe. Achei bem interessante a proposta da autora e leria o livro sim. Deixei aqui anotado.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oláaa,
    Eu já conhecia o livro mas nunca tinha lido uma resenha, por isso que nunca tinha dado taanta bola. Achei legal a parte do clichê, gosto de coisas previsíveis, desde que seja bem escrito, coisa que pude observar que é! Eu leria o livro, e achei bem interessante a premissa. Fiquei bem curiosa!!

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Parece ser uma história bem interessante. A autora deve ter feito um ótimo trabalho! Gostei muito da sua resenha. Fiquei bem curioso agora haha'
    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Eliana.
    Muito bom quando um livro nos deixa assim... Como você mesma cita em sua resenha, mesmo um livro clichê pode nos surpreender e cair em nosso gosto.
    Dica anotada. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser ótima, gosto muito de literatura nacional.

    ResponderExcluir



Topo